Friday, September 10, 2010

Como Zaqueu.

Sou músico e procuro ter zelo pela palavra de Deus, tenho visto muitas aberrações doutrinárias no meio músical. Músicas afirmando coisas que a palavra não afirma e isto tudo baseado tão somente na licensa poética, mas gostaria de convidar você que me lê a fazer uma analise comparando com a Bíblia a letra de algumas canções ditas evangelicas.
Como não poderia deixar de ser, resolví colocar o sucesso do momento como a primeira; "Como Zaqueu" que deveria ter o título alterado para: "Como Tadeu", pois Zaqueu nunca fez o que a letra da tal canção sugere.
Vamos à letra da música.

Como Zaqueu
por Régis Danese

Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar Sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti, oh Pai
Sou pequeno demais
Me dá Tua paz
Largo tudo pra Te seguir

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim

Se você prestar atenção você verá como esta letra distorce o que a palavra de Deus diz conforme está escrito no evangelho de Lucas 19:1-5; para nossa análise não precisamos ir além do verso 5.

Mas vejamos o que nos afirma a palavra nos versos 3 e 4 "Este (Zaqueu) procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo (Zaqueu) adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.” A primeira parte desta cançãoé cheia de erros teológicos, pois na primeira fase ele diz que quer fazer como Zaqueu, subir o mais alto que puder. Sicomoro é uma árvore comum, não sendo portanto, “o mais alto”. A segunda parte da canção ele diz algo o que está na palavra como podemos ver acima no texto; “Só para tí ver, olhar para tí...”. Mas a partir deste texto começa novamente a “viajar” e afirma o que a Bíblia não afirma; “e chamar sua atenção para mim”.
A Bíblia em nenhum lugar afirma que a intenção de Zaqueu era chamar atenção para ele. Imaginando a multidão que estava ao redor de Jesus e os milagres que ele realizava entre outros eventos que sucedia durante a visita de Jesus a qualquer cidade, seria quase impossivel chamar a atenção de Jesus naquela circunstância. Zaqueu subiu sim num pé de Sicomoro, mas para ver Jesus. O contexto nos mostra que Zaqueu ficou curioso sobre Jesus e o feitos que ele havia ouvido sobre ele, o que foi bem proveitoso para Zaqueu que teve um encontro com o mestre e teve sua vida transformada a ponto de se oferecer a doar metade de sua fortuna, e devolver quadruplicadamente se em alguma ocasião tivesse defraudado alguém.

Vou me ater somente às partes que denotam uma inverdade ou incoerência da parte do compositor, pois o que está certo está certo, mas na terceira parte da canção ou no refrão propriamente dito ele canta: “Entra na minha casa, entra na minha vida”
Como assim entra na minha casa ? Entra na minha vida ? Por estar gravando um cd evangelico subentende-se que ele seja evangelico, ou seja Ele Jesus já entrou na casa dele, já entrou na vida dele; ou não 
(Jo 14.23; 1 Co 6.19,20)
?.

Outra coisa é ele pedir a Deus para sarar todas as feridas dele, isto é útopico e impossivel de acontecer, por vários motivos e vou dar pelo menos um exemplo de alguém que pediu para ter o espinho na carne removido (II Cor. 127-8) e a resposta do Senhor para ele foi: “A minha graça te basta!” Verso 9a. Pedir que sare todas as nossas feridas revela que não queremos depender de Deus, pois se Deus suprir toda sua necessidade financeira, e resolver todos os seus problemas de saúde ou não, ainda assim você o seguiria ?

A outra parte que realmente me incomoda é ele pedir: “Me ensina a ter santidade”; como assim me ensina a ter santidade ? Santidade é alqo que vem do Senhor, a palavra nos afirma que somos santificados pela pela palavra, o próprio Jesus se santificou (João 17:19) (Atos 20:32) (atos 26:18) (1 Cor 6:11) para citar alguns.
A Bíblia deixa claro que santificação é mais do que uma busca por um padrão de comportamento moral elevado e é processual,  nós estamos sendo santificados. A maioria das igrejas colocam a santificação como algo de aspecto moral apenas e isto tem afastado muito que não conseguem se santificar e por isto deixam a igreja local, quando perguntados eles dizem: “Eu tentei ser crente, mas não é para mim”. O padrão de Jesus é de amor e compaixão, ele teria todo o direito de atirar pedras naquela mulher pega em adultério, pois era o único que cumpria o requisito posto por ele mesmo.(João 8:3-11). “Quero amar somente a Ti/Porque o Senhor é meu bem maior” Nesta parte da canção o nosso irmão Régis Danese comete outro equívoco quando diz: “Quero amar somente a tí”. Amar a Deus sobre todas as coisas é um mandamento, tanto quanto amar ao próximo isto não foi colocado como opção, foi um mandamento,que o próprio Jesus resumiu em apenas dois(Marcos 12: 30) “ Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”. Amar é um mandamento, uma escolha – Eu obedeço ao Senhor por amor a Ele e submissão à sua palavra e não um tosco “quero amar somente a tí” demonstrando que ele está dividindo o amor dele com outras coisas.
Esta última análise valida o restante da frase se você, porque se ele não consegue escolher amar ao Senhor de todo o teu coração, de todo teu entendimento e de todas as tuas forças, a afirmação de que Ele é seu bem maior ficou vaga, perdeu o sentido.

Com certeza vou orar para Ele fazer um milagre em você Regis. Penso que você assim como tantos outros compositores que há por ai deveriam ter a Bíblia como parâmetro, ninguém é obrigado a fazer um seminário, mas faz uma pesquisa antes de afirmar algo que vai impactar de forma positiva ou negativa a vida das pessoas, pois a música é um canal forte de comunicação. 


Infelizmente uma boa parte dos pastores que estão por ai se auto intitularam pastores e muitas veze$ e$tão de olho é no $$$$$ e não se importam em orientar suas ovelhas sobre a forma correta de se fazer algo para Deus.
Fiquem na paz e deixem um comentário por favor.

Aos compositores: Deus quando deixou sua palavra escrita para nós ele teve a intenção de nos comunicar seu amor e perdão, se Deus quisesse nos ocultar a mensagem ele não sopraria para as pessoas que escreveram a Bíblia e deixaria tudo escrito em uma linguagem alienigena tal qual vemos em filmes de ficção cientifíca, vocês que escrevem canções com letras dúvidosas sem pé nem cabeça como tantas que tem por ai, prestam um enorme des-serviço ao reino de Deus e à comunicação de sua palavra, é impossivel querer que os irmãos, que muitas vezes não tem acesso a um nivel educacional melhor entenda tudo o que vocês escrevem.

Pr. Carlos Rizzon
"Não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;"
Efésios 6:6

Comenta! Elogia! Critica!
Como já dissemos no começo do blog, não temos a intenção de ditar verdade, mas de averiguar a mesma, caso você discorde do meu posicionamento apresente um contra argumento decente e não opiniões domáticas do tipo é poque é, outra coisa não me venha com este papo de licensa poética, a Bíblia esta cheia de licensa poética, Jesus foi o que mais usou de licensa poética, mas para mostrar verdades e não deturpar as verdades, caso for deixar um comentário considere apenas o seguinte: (1) Não publicamos criticas negativas de "anônimos". Quer criticar? Identifique-se. (2) Tenha bons modos. Sem palavrão, sem marra! (3) Ofereça o seu ponto de vista, mas não aceitamos doutrinas baratas e outras ladainhas "gospel" do tipo: não julgueis, para não ser julgado e “não toque no ungido” ; que isto é conversa para vendilhão dormir! Entendeu? Não use a passagem de Saul & David para aliviar a barra de apostatas! Isto é exejegue! Fosse assim, Lutero teria se calado e você não seria evangélico! (5) Agora, se você pretende escrever algo "edificante" do tipo: "Criticos! Quantas almas vocês já ganharam? Cuidado! Deus vai cobrar de vocês!" Por favor nos poupe!

2 comments:

A Coisa Principal said...

Este comentário foi extraído do blog http://novareformaprotestante1.blogspot.com/

Louvável a analise minuciosa da letra, quanto à exegese, (gue) rsss. Percebe-se que gosta de teologia, o estudo de Deus. Com toda certeza os caras que compõem as musicas evangélicas em nossos dias, não possuem instrução teológica, nem freqüentaram a “Escola Dominical”.
Não que esses cursos tenham a toda a importância que lhes dão. Existe apenas um caminho para se conhecer alguém: se relacionando com ela! Jesus ensinou isso o tempo todo na pratica. O relacionamento.
Não se conhece alguém lendo o livro da sua biografia, mesmo que seja “auto”. No mínimo, descobre fatos da vida da pessoa, confidencias e tals... Mas se quiser conhecer alguém, relacione-se com ela. Regra pra pessoas e para com Deus.
Pessoas como o Regis Danese, tenta compreender a Bíblia com os recursos teológicos que conheceu até hj, ou os que quis conhecer.

Cláudio Costa Da Silva said...

Obrigado por postar esta reflexão, o "mercado" musical gospel conseguiu a proeza de produzir distorções éticas que são cantadas e reproduzidas por uma geração que não pensa e o resultado é esse letras desconexadas com o texto e que promovem uma espiritualidade de consumo (se é que se pode chamar de espiritualidade) intimista e descomprometida com o próximo onde o centro de tudo é apenas de quem canta.
Um abraço
Charqueadas RS