Thursday, April 9, 2009

Música secular e Música não cristã

Sempre ouvi pessoas perguntando sobre cristão ouvir ou tocar musica não cristã, mas não gostaria de simplesmente responder,mas tenho umas perguntas que gostaria de fazer afim de averiguarmos isto.
Ai estão:
1- O que autentica uma música para sabermos se é cristã ou não?

2- Porque somente a música é metralhada e apontada como do diabo e não os filmes, novelas, malhação, futebol e etc.?

3- Se o que autentica a música como mundana é ela não falar de Deus explicitamente, tem um monte de música “de crente” que esta fora.

4- Se o que autentica é a motivação de quem escreveu como encarar a grande maioria das músicas ditas sacras do cantor cristão e da harpa cristã, pois a maioria delas eram musicas usadas nos saloon (bares) americanos nos anos de 1800, e ninguém pode negar que Deus fala muito através destas músicas, e muita gente já foi confortada, encorajada e ouviu uma resposta de Deus vindo destas musicas.

5- Se o ingrediente validador é a motivação resta saber qual motivação de alguns ditos cristãos fizeram suas músicas, músicas estas que lhes “garante pela licença poética” pregar heresias que deturpam e alteram (aumentando ou diminuindo) a palavra de Deus. (letras, mensagens “o melhor de Deus ainda esta por vir!)

6- Se a motivação é o que autentica o que dizer destes cantores e músicos cristãos que não fazem o som que gostam e argumentam que não o faz porque não vende? É uma motivação correta se cantar uma canção, ministrar na vida das pessoas com esta mentalidade ? O que será que o "ministro" esta passando para o ouvinte ? Únção de Mamom ?
ps. Aliás se existisse um medidor de motivação a grande maioria dos pastores, ministros, líderes da dita igreja evangélica seriam reprovados, pois esta todo mundo atrás do dinheiro.

7- Se a motivação é o validador porque será que o cantor americano Michael W Smith, recebeu a “unção da chuva” e todo mundo no continente sul americano começou a chover, (receberam também ou foi olho grande no dinheiro e na influência de um cantor de primeiro mundo?), aliás, o rio arrudas encheu para caramba no final do ano passado (final de 2008), mas também, com tanto crente pedindo chuva - ehehehe. Só podia dar nisto.

Aliás, a unção já não vem mais do céu, mas da Austrália, Estados Unidos, Irlanda e por ai vai…
Em minha opinião para encerrar este assunto, penso que o que define o poder tocar/ouvir, ser músico profissional “da noite”, sãos suas prioridades:

1)Saber quem é você;

2)Saber quem é Deus na sua vida, porque você sendo mau caráter qualquer profissão serve para desonrar a Deus.
Fique na paz,

“Quem nos separará do amor de Deus? Quem nos separará do amor de Cristo? Nem a morte, nem a vida, nem os anjos Nem os principados, nem as potestades…e “NEM A MÚSICA não cristã”
Carlos Rizzon
WWW.IGREJAURBANA.ORG

ps. Não tenho interesse em incitar ou incentivar ninguém a ouvir ou tocar musicas não cristãs, um vez que voce serve em um ministério que condena esta prática, fique na obediência e não toque.
Dei uma alterada no texto adicionando um ítem e que não altera nada sobre os comentários que foram feitos.

2 comments:

Armando Lacerda said...

Excelente reflexão, brother! Você toca num ponto importante sobre a origem dos louvores ungidos de hoje. Gostava da época quando se cantavam "corinhos" anônimos. Eles eram aprendidos dentro do corpo de Cristo e não vendidos pela mídia evangélica.

Lembra desse: Só o poder de Deus/Pode mudar teu ser/A prova que eu te dou/É que mudou o meu/Não vês que sou feliz/Servindo ao Senhor/Nova criatura eu sou/Nova sou!/Nova sou.

Pois é, sempre que louvo ao Senhor com esse eu lembro do Sabará, um negão lá da igreja na época da minha adolescência que teve uma profunda e transformadora experiência com o Senhor.

Grande abraço Rizzon!

A Coisa Principal said...

ana claudia
Olá! A gente discute este tema direto lá no Portal Cristianismo Criativo. Dê uma olhada, se puder! abração!