Friday, January 11, 2008

O Problema do Brasil.

Sempre vejo pessoas aqui nos EUA que sempre que o assunto gira em torno da possibilidade de retornar ao Brasil, me dizem o quão mal é o país, muitos afirmam que amam o Brasil e que se não fosse a economia do país, ou os politicos do país... Outro dia não tive como me calar; Eu estava contando a um amigo sobre a descoberta de petróleo na Bacia de Santos e outras coisas como o biodiesel, o etanol e o quanto seria bom para o Brasil este capital estrangeiro que possivelmente estaria entrando, ainda mais agora que esta virando coqueluche mundial, principalmente aqui nos States, visto da disputa politica envolvendo o presidente Bush, Hugo Chavez (Cala boca !! rsrs) e os paises Árabes produtores de petróleo que se resolverem fazer um boicote de fornecimento de petróleo vai causar uma bagunça na “decadente”economia americana, e de repente, o meu amigo começou a dizer que, infelizmente com aqueles governantes que tem no Brasil podia se ter a riqueza que fosse que a coisa não caminharia, e eu não tive outra alternativa senão discordar dele e disse a ele que o maior problema do Brasil são os brasileiros e disse mais: "Toda vez que você é parado por um policial, seja na estrada, seja na cidade e para se livrar você tenta “molhar” a mão do guarda para livrar sua cara, ou toda vez que se tentou dar um “jeitinho”, você prestou um desfavor à nação. Infelizmente o ser humano sempre sofreu de um problema crônica de fuga. Sempre querendo fugir das sua responsabilidades e começou lá no Jardim, exatamente começou quando a mulher foi enganada lá no Jardim do Éden. A Bíblia nos narra que, estando homem e mulher no Jardin do Èden, a serpente era a mais astuta dos animais que havia no Jardin, e se aproximou de Eva, a mulher, a qual o Senhor teria criado a partir da costela de Adão, pois adão estava só e isto não agradava a Deus. “Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;” ai começou a odisséia da familia, de acordo com o que Deus tinha planejado. A partir dai começou a luta do homem por assumir as coisas. Adão por um lado vacilou e não agiu de forma correta aumindo seu papel de marido, visto que a ele caberia cuidar e guardar o Jardim (Gen 2:15). Então veio o Senhor a passear pelo jardin na viração do dia não os encontrava, como se fosse isto possivel, se esconder do Senhor. E eles agora cientes da sua nudez se esconderam e Deus chamou o homem: “Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?” , Deus chamou ao homem como diz o texto pois o homem é responsavel pela família, Eu sou responsavel pela minha família e você é responsavel pela sua família se você for casado. Deus então chamou ao homem para que este prestasse conta, já que ele era encarregado de guardar o Jardin do Éden e ele procurou em sua mente uma forma muito rápida, ele procurou alguém para acusar, alguém para depositar nele a culpa, alguém para ser cobrado, ele fugiu de sua responsabilidade e ele disse: “A mulher que me deste por companheira deu-me do fruto da árvore, e eu comi”, Em outras palavras ele estava dizendo: “Aqui, estava tudo bem até o Senhor ter a brilhante idéia de pôr esta mulher aqui !.” Ele estava descaradamente culpando a Deus, e Deus, se vira para a mulher e pergunta, “Que é isto que fizeste?” Mais uma vez o ser humano perde a oportunidade de assumir sua responsabilidade. Assim somos nós seres humanos, sempre tratando de empurrar a responsabilidade para os outros, e, em se tratando de Brasileiros a coisa é um pouco pior. O Brasileiro é mestre em “levar vantagem”, pobre coitado do Gerson, "maldita a hora em que ele aceitou fazer aquela propaganda", dizia ele tempos mais tarde, aliás, muito tarde por ter aceitado fazer a propaganda do cigarro Vila Rica, pois isto criou um estigma e um vírus que contaminou a sociedade Brasileira quase por completo. Infelizmente a grande maioria do brasileiros estão contaminados pelo virus da sindrôme de gerson. Tem pessoas que querem levar vantagem em tudo. Conheci pessoas lá no bairro onde fui criado que para se mostrar superior contava até quantas multas tinha levado o tal do; “Comigo aconteceu assim, o seu não foi nada.” Agora para expurgar este mal da cultura brasileira vai ser “osso”. Participo de um forum na net, do site do Skyscrapercity e eu dizia há um dos participantes que a atitude que corroi e destroi o nosso país é a mentalidade do lucro facil, a mentalidade de levar um troco por fora, a mentalidade de dar um jeitinho, do dizer; “ah! todo mundo faz, porque eu não posso fazer !?” a mentalidade que destroi as nossas cidades tem a ver com sua atitude frente aos problemas do país e você incredulamente diz:” isto aqui nunca vai mudar !”... Toda vez que se corrompeu, que se deixou comprar, aliás esta palavra é maldita, toda vez que você procurou levar vantagem de forma ílicita, toda vez que você vendeu “Schedule de Casas”, pagou o dia a menos de U$ 70,00 dolares àquele seu conterrâneo só porque ele é recém chegado no país (EUA), você colaborou para a perpetuação da lei do Gerson, onde o lucro é o objetivo final sem se importar com a necessidade da pessoa. 
Quando cheguei aqui fui trabalhar com um “irmão da igreja Nova Jerusalém, que por acaso nem existe mais, que por sinal tinha o mesmo nome que Eu, Carlos, e me lembro que trabalhei dois dias para ele “spraying” tinta para ele numa construção, se não me falha a memória em Hallandale, assim que cheguei aqui, e no final de dois dias ele me deu 70 doláres pelos dois dias ou U$ 35, 00 dolares por dia ( me roubou feio) . Conheci um outro aqui, pelo menos o conhecia só de nome, um primo meu, que a filosofia dele era: “Eu ralo desde que cheguei aqui e você tem que ralar também”, Graças a Deus perdi o contato com ele, um era “irmão”, não sei de quem, mas se dizia irmão, me explorou e o outro era meu primo (irmão)  e queria me ver sofrer, só porque ele sofreu.
Mentalidades todas invertidas, o pior, atitudes vindas de pessoas que se diziam “crentes” que infelizmente nunca leram 1 João 3:16, 17 e 18, infelizmente poucos leêm este tipo de texto, o povo gosta mesmo é de Salmos.
Deus nos chama a uma METANÓIA (Rom 12:1,2), uma renovação de mente, a uma expansão de mente...temos que firmar nosso valores na palavra de Deus, João, o Batista quando apareceu no cenário bíblico usou esta mesma palavra:“Arrependei-vos porque vos é chegado o Reino de Deus”. Estive participando de um acampamento da 1ª Igreja Batista Brasileira do Sul da Flórida e o Pastor convidado estava contando para nós um fato que aconteceu com a secretária da igreja onde ele é pastor dos jovens. Saindo atrasada para ir à um reunião da igreja, se destraiu e avançou o sinal vermelho, isto em Brasilia, logo em seguida foi abordada por um policial e a atitude dela em frente a este problema foi a seguinte: Ela colocou uma nota de R$ 50,00 junto com os documentos que o guarda pediu, ou seja ela estava “comprando” o policial e ele disse a ela que ela poderia ir presa por fazer isso e que no mais ele não poderia aceitar por ser um crente, um servo de Deus. Eu sinceramente não sei onde ela enfiou a cara e muito menos o que ela falou, se ainda teve como falar alguma coisa, mas ficou feio para ela. Infelizmente isto tem se tornado uma cultura do brasileiro, uma cultura do Cão, mas esta arraigado no sangue da maioria dos brasileiros. Quando cheguei aqui eu trabalhava de motorista e entregava suprimento de comida italiana na Saporando em Miami, e um belo dia, por pura distração, sai da avenida que estava parada por causa do sinal fechado e entrei encima de onde seria o passeio que estava só na terra, um carro de policia acendeu as benditas luzes azuis e ainda deu um grito atrás de min e me perguntou: “Você viu o que acabou de fazer ?“ e eu muito revoltado disse: “Sim eu vi” em seguida o oficial de policia me perguntou: “O que eu deveria fazer com você ?“ Eu fiquei tão irado por ter me distraido tão feio que disse a ela : “Do your job !! ” ou para os meus amigos que não leêm inglês, “faça o seu trabalho, me multe, eu mereço”. Me lembro que não foi facil pagar aquela multa de U$ 86,00 e o que mais me doeu foi a minha minha distração do que o valor em si, mas eu assumi a minha responsabilidade, ainda que aqui este lance de comprar o policial não funciona muito e definitivamente eu não tenho este tipo de atitude e o valor é muito mais alto.
Sigamos o exemplo de Jesus que poderia ter pedido ao Pai uma legião de anjos e acabado com aquela perseguição e consequentemente sua crucificação, mas ele assumiu a responsabilidade de levar os pecados do mundo. Fiquem na Paz...aquela que excede todo entendimento.

No comments: